Vídeo sobre desobediência civil, objeção de consciência e resistência pacífica. A grande questão é a seguinte: até onde as leis podem ir? Do ponto de vista do direito natural, o limite será a consciência das pessoas. A esse respeito, recomendo outro vídeo aqui do canal, sobre a Antígona, de Sófocles: https://goo.gl/DJdPJw
A ideia de desobediência civil pode ser encontrada na própria Bíblia. Veja-se Atos 5.29. Após serem proibidos pelas autoridades judaicas de pregarem o nome de Cristo, os apóstolos respondem que irão obedecer a Deus, e não aos homens. Essa é uma passagem importante para o próprio libertarianismo, e para o cristianismo libertário em especial, e sobre isso eu falo no meu outro canal, o Teodidatas. Confira os links para os vídeos abaixo.
Temos, ainda, o “Discurso da Servidão Voluntária” de Étienne de La Boétie, a “Desobediência Civil” de Henry David Thoreau, Mahtma Gandhi, Martin Luther King Jr., Adin Ballou, Willan Lloyd Garrison, e Leon Tolstói. Em todos eles vemos a ideia de resistência pacífica, e este é um elemento central da ideia de desobediência civil.
Quando a desobediência civil, que está ligada ao direito natural, é reconhecida por uma ordem jurídica positiva, temos o que se chama de “objeção de consciência”. Veja-se o artigo 5º, VIII, da Constituição brasileira (“VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei”) e a Lei 8.239/1991, que estabelece a prestação alternativa ao serviço militar obrigatório.
Assista também:
– Positivismo Jurídico em 5 Passos
– Utilitarismo: Jeremy Bentham e John Stuart Mill
– Como me tornei um libertário
– Palestra sobre libertarianismo
– Homeschooling: STF nega provimento ao Recurso Extraordinário 888815 (12.09.2018)
– A perspectiva libertária sobre a educação
– A perspectiva libertária sobre o “judicial review”
– Introdução ao cristianismo libertário (Teodidatas)
– A regra de ouro (Mateus 7.12) e o cristianismo libertário (Teodidatas)
– A Bíblia e a escravidão (uma abordagem libertária) (Teodidatas)
Confira o “Direito Sem Juridiquês” no facebook!
Confira também a página “Libertarianismo e Direito” no facebook!